Imóveis para
Venda
Apartamento
Casa
Comercial
Terreno
Cobertura
Casa em Condomínio
Galpão
Cobertura Duplex
Studio
Sobrado
Em Construção
Kitnet
 
 
  Imóveis para
Aluguel
Apartamento
Casa
Comercial
Terreno
Cobertura
Galpão
Casa em Condomínio
Cobertura Duplex
Prédio Comercial
Studio
Sobrado
Kitnet
 
Documentação
Links Úteis
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
1457 Repita ao lado:
redesp_facebook1.pngredesp_instagram1.png
Região mais nobre da capital paulista
 


Região mais nobre da capital paulista

A região dos Jardins, na zona oeste de São Paulo, compreende as ruas de quatro bairros nobres, todos pertencentes à Subprefeitura de Pinheiros: Jardim Paulista e Jardim América, no distrito de Jardim Paulista; e Jardim Europa e Jardim Paulistano, no distrito de Pinheiros. Certos trechos de Cerqueira César, localizados na área sul à Avenida Paulista, também são considerados parte integrante da região.
A região, riscada por 28 ruas, é uma das mais nobres da capital paulista. Destaca-se pela qualidade dos serviços oferecidos, como os restaurantes bem cotados em guias gastronômicos, e diversos bares.
O Jardim América foi criado a partir de um loteamento feito pela Companhia City of S. Paulo Improvements and Freehold Land Co. Ltda. e projeto urbanístico do inglês Barry Parker, o mesmo que planejou o primeiro bairro-jardim de Londres. O projeto baseava-se no conceito de cidade-jardim e pretendia concentrar residências de alto padrão.
A empresa impôs em contrato que os fechamentos dos terrenos para a rua deveriam ser baixos, afastados uns dos outros para não impedir a visão dos imóveis. As obras foram iniciadas em 1913 e terminadas em 1929. Industriais, políticos, famílias tradicionais da elite e profissionais liberais bem-sucedidos passaram a procurar lotes para construir suas casas, onde poderiam demonstrar e usufruir de sua riqueza.
O sucesso do Jardim América levou ao lançamento, em 1922, do projeto para o Jardim Europa, seguindo as mesmas diretrizes urbanísticas, na continuação do terreno em direção ao rio Pinheiros. O projeto foi assinado pelo engenheiro-arquiteto carioca Hipólito Gustavo Pujol Júnior.
Ainda na década de 1920, foi feito o loteamento do Jardim Paulista, em terras pertencentes às famílias Pamplona e Paim, nas terras acima do Jardim América até a Avenida Paulista. Diferentemente do bairro vizinho, o Jardim Paulista foi urbanizado com ruas de traçado retilíneo, que se cruzavam apenas em ângulos retos. Além disso, em vez de nomes de países da América ou da Europa, as alamedas receberam denominações de cidades do interior paulista. O bairro foi ocupado por famílias de classe média-alta.
Na mesma época foram loteados os terrenos a oeste e noroeste do Jardim Europa, pertencentes às famílias Matarazzo e Melão, que deram origem ao Jardim Paulistano. O planejamento urbano da região manteve o padrão de grandes áreas verdes e construções de luxo.
Em 1986, os quatro bairros-jardins, juntamente com a tradicional Sociedade Harmonia de Tênis, foram tombados pelo Condephaat por ser a primeira experiência de urbanização pelo modo cidade-jardim no País. O tombamento incidiu sobre o traçado urbano, a vegetação e as linhas demarcatórias dos lotes.

 

Veja nossos imóveis

Carregar Mais Imóveis
Carregando...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
Sobre Nós | Pesquisa Completa | Vender / Alugar meu Imóvel | Links Úteis | Fale Conosco
Fone->(11) 99863-5359
  ACALENTO IMÓVEIS
RUA MAFALDA ROCHA 300 cj 203 - JARDIM JABAQUARA - 04383-110 SãO PAULO / SãO PAULO

 

Telefone: (11) 99863-5359

Whatsapp:(11) 99654-0789

contato@acalentoimoveis.com.br

bertolani@acalentoimoveis.com.br

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.