O Brooklin é um bairro nobre de São Paulo. Originalmente chamado de Brooklin Paulista, cresceu e foi separado hoje em Brooklin Velho, no distrito de Campo Belo, e Brooklin Novo, pertencente ao distrito do Itaim Bibi. Atualmente, o Brooklin SP é um dos bairros mais valorizados da cidade, com grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna.
História – No final do século XIX, a região onde hoje se encontra o bairro era atravessada por uma linha da Companhia Carris de Ferro São Paulo-Santo Amaro, que ligava o centro de São Paulo ao então município de Santo Amaro. Até então o bairro possuía poucas casas e uma parada de bonde. A empresa, que pertencia ao engenheiro Alberto Kuhlmann, faliu em 1900, sendo incorporada pela São Paulo Tramway, Light and Power Company. Treze anos mais tarde, a empresa canadense introduziu na linha os bondes elétricos. Com a mudança, houve um interesse imobiliário na região, atraindo investimentos públicos e privados, e o bairro tornou-se industrial e residencial.
Até o mês de fevereiro de 1935, o bairro pertencia ao município de Santo Amaro, extinto no mesmo ano. Após a segunda metade do século XX, o bairro perdeu suas características industriais.
Nos anos 1980 em diante o bairro Brooklin atraiu investimentos públicos, como a Operação Urbana Água Espraiada, que consistia na construção da Avenida Água Espraiada, a canalização do córrego de mesmo nome e a remoção das favelas às margens do córrego.
Nos dias de hoje – Atualmente, o bairro do Brooklin Novo abriga edifícios residenciais de luxo, várias sedes de empresas multinacionais e alguns consulados. Por ser um dos centros financeiros da cidade, possui tráfego intenso em dias úteis, principalmente na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.
O bairro é servido por uma estação ferroviária da Linha 9 da CPTM, a estação Berrini, e pelo corredor Diadema-Brooklin da EMTU. O preço médio por metro quadrado de um imóvel à venda no Brooklin Novo era de R$ 9.293 em janeiro.
Brooklin Velho – Já o Brooklin Velho é uma região de alto padrão mais horizontalizada e majoritariamente residencial. Nele são realizados dois eventos da cultura alemã, predominante no bairro, o Maifest e o Brooklin Fest.
É um dos bairros que mais recebem lançamentos imobiliários da cidade e está em valorização.